Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
De início sua família não aceitou a ideia maluca do jovem português. Diogo então saiu de casa com apenas 31 euros para passar por oito países europeus em um mês. Diogo fez de tudo pra conseguir hospedagem, comida e transporte – dormiu em caminhões, pediu carona, trabalhou em um festival e até chegou a pedir esmola pra comer um hambúrguer. Ganhou coragem e falou com o máximo de pessoas que conseguiu. Muitas disseram não aos seus pedidos, outras nem responderam, mas também houve várias que se mostraram solidárias.
Segundo Diogo, a amizade e a solidariedade das pessoas são as melhores recordações dessa viagem. E ao jornal P3 recorda um episódio curioso: na Itália, cansado de esperar, o jovem viajante foi para o meio da estrada pedir carona. O motorista do ônibus que passava parou e deu a carona, no meio da viagem todos queriam conhecer a sua história. Como seria de esperar, conseguiu logo hospedagem com uma das passageiras, que até juntou outras pessoas pra oferecer um jantar a Diogo numa pizzaria. “Me sentia um famoso”, diz o jovem.
Mas as histórias não acabam por aí: Diogo aprendeu, viajando, que tem muitas pessoas boas espalhadas por esse mundo. “Encontrei pessoas em todos estes países completamente extraordinárias, que não me conheciam e que me davam as chaves de casa, que diziam para comer o que quisesse da geladeira”, lembra. Em Bruxelas, teve até uma mulher que lhe ligou pra dizer que podia pegar a chave de casa no restaurante onde trabalhava e “entrar e ficar à vontade”.
Diogo passou por Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca e Áustria.
Mesmo com pouco dinheiro o jovem conseguiu voltar no lucro para casa. Saiu com 31 euros, voltou com 183 e muita história para contar. Veja algumas das fotos que ele registrou dessa viagem inesquecível: https://www.facebook.com/vaejv