Quer viajar mas a grana anda curta? Conheça 10 hostels brasileiros onde você pode trabalhar viajando e ainda economiza na hospedagem. Confira!

Destinos incríveis, experiências inesquecíveis… todo mochileiro um dia já ficou (ou vai ficar) em um hostel.

Quando bate aquela vontade de viajar e conhecer o destino dos sonhos, nem sempre o bolso compartilha do mesmo entusiasmo. Especialmente se a ideia for passar uma temporada (dias, semanas, meses) fora e os custos com a hospedagem vão pesar no orçamento.

Felizmente o conceito do “work exchange” – algo como intercâmbio de trabalho – está cada vez mais popular mundo afora, incluindo o Brasil. Vários hostels e albergues incentivam a prática de trocar hospedagem por ajuda nos serviços; e em muitos casos, incluindo também refeições, passeios e atividades 10 hostels no Brasil onde você pode trabalhar viajando no destino escolhido.

Conheça a seguir 10 hostels no Brasil onde você pode trabalhar viajando!

Local Hostel – Manaus, Amazonas

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Local Hostel - Manaus, Amazonas

Local Hostel – Manaus, Amazonas (Foto: Divulgação)

No coração da Amazônia, o Local Hostel de Manaus é conhecido por sua pegada sustentável e ecológica, da utilização consciente de recursos naturais aos detalhes na decoração. Porta de entrada para a Floresta Amazônica, Manaus recebe visitantes do mundo todo e o hostel – que fica pertinho do Teatro Amazonas e do Largo São Sebastião – oferece hospedagem gratuita em troca de serviço e ideal para quem quer trabalhar viajando pela região.

Procura-se mochileiros para ajudar no dia-a-dia do hostel, incluindo troca de camas, limpeza e arrumação de quartos, cozinha, banheiros e áreas comunitárias; colaborar na jardinagem e cultivo de plantas; organizar o happy hour e interagir com os hóspedes.

São 30 horas por semana, e inclui café da manhã e uso grátis da lavanderia; além de parceria com agências de viagem e outras hospedagens na Floresta Amazônica.

Hostel Central – Ilhabela, São Paulo

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Hostel Central – Ilhabela, São Paulo

Hostel Central – Ilhabela, São Paulo (Foto: Divulgação)

Uma das joias do litoral norte de São Paulo, Ilhabela é sonho de muito viajante, com sua riqueza natural, mais de 40 praias e mar verdejante. Pois o Hostel Central dá uma forcinha na hora de montar o orçamento da viagem, oferecendo estadia em troca de trabalho voluntário.

Há opção de trabalhar na recepção à noite, 8 horas por dia e 4 vezes por semana; ou de dia, durante 4 horas por dia, com uma folga na semana. Seus conhecimentos de social media também serão válidos, já que o hostel busca colaboração para atualizar suas redes sociais.

Além de acomodação em dormitório compartilhado, café da manhã e uso de lavanderia, o hostel tem à disposição bikes, caiaques e SUP, descontos em restaurantes e promove passeios de jipe e de barco.

Expresso Curitiba Hostel & Coffee Bar – Curitiba, Paraná

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Expresso Curitiba Hostel & Coffee BarExpresso Curitiba Hostel & Coffee Bar – Curitiba, Paraná (Foto: Divulgação)

Point dos mochileiros e viajantes independente na capital paranaense, o Expresso Curitiba Hostel possui um restaurante e um terraço dos mais agradáveis. As camas dos quartos compartilhados são em forma de cápsulas e o café da manhã de babar inclui crepes e tapioca.

Os proprietários oferecem hospedagem em troca de ajuda com a limpeza e organização dos quartos, retirada do café da manhã e cobrir folgas da recepção no turno da noite. É ideal ter inglês do intermediário ao avançado, especialmente para lidar com a recepção dos hóspedes internacionais, dando dicas sobre a cidade.

O turno é de no máximo 3 horas por dia, 6 dias por semana. Inclui acomodação em dormitório compartilhado, café da manhã e lavanderia, além de 30% de desconto no CoffeeBar.

eHostel – Copacabana, Rio de Janeiro

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - eHostel - Copacabana, Rio de Janeiro

eHostel – Copacabana, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Em plena zona sul carioca, a poucos cinco minutos da praia mais famosa do Rio de Janeiro (do mundo?), o eHostel é o destino dos mochileiros que querem ficar em Copacabana.

Por ser uma cidade cara, viajar para o Rio de Janeiro pode pesar no bolso; então, nada melhor do que economizar com hospedagem! O hostel oferece estadia em troca dos seguintes serviços: limpeza e organização dos quartos e banheiros; preparação do café da manhã e organização da cozinha; e na recepção e atendimento dos hóspedes (inglês básico).

A carga horária é de 4 horas por dia, com um dia de folga na semana. Inclui acomodação no quarto para funcionários, duas refeições (café da manhã almoço ou jantar), descontos em tours e ingressos grátis para festas locais.

Cidade Baixa Hostel – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Cidade Baixa Hostel - Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Cidade Baixa Hostel – Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

No bairro mais boêmio de Porto Alegre, o Cidade Baixa Hostel orgulha-se de ser “a casa fora de casa” dos que visitam a capital gaúcha. O clima familiar, alegre e descontraído estende-se aos hóspedes e aos voluntários que queiram trocar a hospedagem por colaboração com os serviços do albergue.

No dia a dia do hostel, espera-se ajuda na recepção, na limpeza e para cobrir o turno da noite. Os proprietários também estão em busca de fotógrafos, videomakers e desenvolvedores que possam trabalhar no site do hostel, incluindo blogs, fotos, entrevistas, vídeos e divulgação em geral do hostel e da cidade. Excelente oportunidade para quem quer trabalhar viajando pela região!

A carga horária é de 32 horas, durante 4 dias por semana. Inclui acomodação em dormitório compartilhado, café da manhã e uso grátis da lavanderia.

Quer saber como se tornar um Nômade Digital? Trabalhar online enquanto viaja de onde e o quanto quiser? Baixe sua cópia do e-book gratuito clicando na imagem ou link abaixo:

Clique Aqui e baixe sua cópia do e-book “O Roteiro de 7 Passos Para a Liberdade, O Guia Para Aspirantes a Nômades Digitais”

Pousada Jacarandá – Trancoso, Bahia

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Pousada Jacarandá - Trancoso, Bahia

Pousada Jacarandá – Trancoso, Bahia (Foto: Divulgação)

A premiada Pousada Jacarandá é sinônimo de conforto na paradisíaca Trancoso. Com piscina, bangalôs e um amplo jardim que ilustra a beleza natural da região, a pousada fica perto do centro histórico e das famosas praias de Coqueiros e dos Nativos. E o mochileiro pode ficar lá em troca de serviços, que variam conforme a sazonalidade.

Entre as atividades estão: ajudar a preparar e servir o café da manhã; ajudar no restaurante próprio da pousada; manutenção do jardim e piscina; e check-in e recepção dos hóspedes. Os que tiverem conhecimento de yoga, meditação ou outra atividade zen também são bem-vindos.

São 5 horas por dia, durante 5 dias por semana. Além da acomodação em dormitório compartilhado, inclui café da manhã, uso grátis da lavanderia e desconto no restaurante.

Casa do Guardião – Alto Paraíso de Goiás, Goiás

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Casa do Guardião - Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros

Casa do Guardião – Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação)

Que tal passar uma temporada na Chapada dos Veadeiros, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e Patrimônio Natural Mundial? Porta de entrada da Chapada, o município de Alto Paraíso de Goiás é também considerado místico (por estar cercado de minas de cristais), e a Casa do Guardião é um dos locais preferidos dos viajantes que passam por lá.

Localizado no centro da cidade, o hostel é pequeno (apenas quatro dormitórios), mas aconchegante e com direito a pátio com árvores frutíferas e passarinhos visitantes. E são adeptos ao sistema de “work exchange”.

Quem quiser, pode ajudar na limpeza, jardinagem e na recepção (nas férias do staff fixo). O turno é de 24 horas por semana, com 3 dias de folga. Inclui hospedagem em quarto compartilhado, uso da lavanderia e, em alguns casos, refeições.

Hostel Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, Maranhão

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Hostel Lençóis Maranhenses - Barreirinhas, Maranhão

Hostel Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, Maranhão (Foto: Divulgação)

Para os aventureiros e apaixonados pelo ecoturismo, o Hostel Lençóis Maranhenses é uma pedida imperdível. Fica no município de Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O albergue é comandado por viajantes aventureiros, que também acreditam no trabalho social junto à comunidade.

Assim, oferecem hospedagem em troca de serviços como jardinagem e manutenção geral do hostel, que tem apenas dois dormitórios para hóspedes, redes e um quintal para acampamento. A carga horária é de 4 horas por dia, 6 vezes por semana.

Também procuram voluntários para ensinar pintura, escultura, desenho e idiomas para a comunidade local.

Piratas da Praia Hostel – Recife, Pernambuco

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Piratas da Praia Hostel - Recife, Pernambuco

Piratas da Praia Hostel – Recife, Pernambuco (Foto: Divulgação)

Instalado a 50 metros da lendária Praia de Boa Viagem, o Piratas da Praia Hostel Co-Working é um dos hostels preferidos dos mochileiros no Recife. O clima é descontraído e o foco da administração é mesmo no compartilhamento de ideias e experiências.

Os viajantes podem se hospedar lá (em quarto compartilhado com o resto da equipe) em troca de ajuda na recepção (turnos noturno ou diurno) e na manutenção do hostel, incluindo limpeza, troca de camas, pintura e decoração. O aspecto social também é priorizado, com divulgação de festas, administração do website e das redes sociais do hostel e levar hóspedes para passeios.

Os que mandam bem no inglês e no espanhol também têm vez: procura-se pessoas para ensinar idiomas aos funcionários, voluntários, comunidade local e hóspedes. A carga horária é entre 28 e 32 horas por semana, e inclui uso da cozinha comunitária e da lavanderia.

Hostel Canasvieiras – Florianópolis, Santa Catarina

Hostels no Brasil para trabalhar viajando - Hostel Canasvieiras, Florianópolis

Hostel Canasvieiras, Florianópolis (Foto: Divulgação)

Entre tantas e belas praias para escolher em Florianópolis, Canasvieiras é das mais frequentadas, especialmente pelos turistas argentinos e uruguaios, que amam o mar tranquilo e a vida noturna agitada. E o Hostel Canasvieiras é ótima pedida para se hospedar no norte da ilha – e pertinho da praia – sem gastar muito.

Aliás, sem gastar nada, para quem quiser trocar hospedagem por serviço. O hostel procura pessoas para ajudar na recepção no turno da noite, de preferência com espanhol intermediário (8 horas por dia, 4 dias por semana); e também folguista e ajudante no café da manhã (6 horas por dia, 6 dias por semana), com espanhol básico.

Em troca, receberá acomodação em dormitório compartilhado, refeições (café da manhã e almoço) e uso grátis da lavanderia.

Deu vontade de viajar? Leia mais sobre como funciona o trabalho voluntário no exterior; e conheça como é a vida dos nômades digitais que trabalham viajando pelo mundo.

PS: Esse é um artigo do blog e possuímos somente as informações que estão nele, qualquer dúvida entre em contato com o hostel, é só clicar no link destacado em azul em cada descrição.

Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 R$ 4/dia*
AT 10 BRASIL AT 10 BRASIL Assistência médica R$ 10.000 Bagagem extraviada R$ 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 6/dia*

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

I agree to have my personal information transfered to AWeber ( more information )

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.