Como Reservar o Airbnb Perfeito Para Sua Próxima Viagem.

Bom, pra começar e você não esquecer, como prometido já vou deixar aqui o cupom de desconto de até R$ 179,00 pra você usar em sua primeira estadia e experiência no Airbnb, agora vamos lá!

Acontece com frequência que amigos me contam sobre uma viagem que estão planejando, seguida de uma observação como “Mas os hotéis são muito caros”. Quando sugiro que eles reservem um Airbnb, um olhar confuso aparece em seu rosto. “Airbnb é seguro?

Porque eu adoro ficar em Airbnb e acho que é uma pena se alguém não usa o site porque duvida que é confiável, eu decidi montar este mini-guia sobre como reservar com sucesso uma estadia no Airbnb

O QUE É O AIRBNB?

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo
Vamos repassar o básico primeiro.

O Airbnb é um site de reservas de aluguel no qual os proprietários podem colocar (parte de) sua propriedade em (geralmente) aluguel de curto prazo. Quer se trate de um quarto dentro do imóvel, um apartamento ou uma casa inteira, eles podem alugá-lo no Airbnb e, assim, ganhar algum dinheiro.

Os hóspedes, por sua vez, podem se beneficiar ficando em um lugar maior do que em um quarto de hotel por um preço geralmente (muito) menor. Além dos benefícios de tamanho e preço, os Airbnbs são ótimos se você quiser ficar em um bairro mais residencial, onde não há muitos hotéis e se você está tentando ter um gostinho da vida local em seu destino.

Eu particularmente como nômade digital sempre uso, como mencionei acima, pela comodidade, pelo gostinho de parecer que está em casa, para trabalhar online e por estar em um bairro residencial conhecendo a vida local.

O Airbnb é um dos maiores e mais conhecidos exemplos da economia compartilhada e, embora nem todos estejam satisfeitos com o crescimento dessa economia, acho que tem um tremendo potencial e só continuará a crescer.

Recentemente, a Airbnb também começou a oferecer experiências com os moradores locais (jantares, passeios, festas, reuniões de arte…) em sua plataforma e eles começaram a construir uma ferramenta de reserva de voos , mas vamos nos concentrar apenas na reserva de acomodação aqui. 

CRIANDO UMA CONTA

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo
Embora você possa procurar por acomodações sem estar logado, não será possível fazer uma reserva sem criar uma conta primeiro.

Você tem uma conta airbnb? Se não, aproveite meu cupom de desconto Airbnb de até R$ 179,00 para sua primeira viagem e experiência e já faça sua conta agora, é grátis.

Quando você cria sua conta, preencha todos os campos, pois os perfis completos têm mais chances de serem aceitos pelos hosts (proprietários). Será solicitado que você confirme seu endereço de e-mail e número de telefone, e eu recomendo muito que você faça isso, pois ele mostra que os anfitriões ou o Airbnb poderão entrar em contato com você, se necessário, e prova que você é alguém, que realmente existe.

Dica: na parte inferior da primeira página de suas informações de perfil, você também pode inserir um endereço de e-mail comercial. Se você fizer isso e depois reservar uma estadia de negócios de pelo menos ( ), você recebe um cupom de US $ 50 para usar em uma próxima viagem. 

ESCOLHENDO ONDE VOCÊ QUER FICAR

1. DATAS E LOCALIZAÇÃO

O primeiro passo é fácil: basta preencher as datas da sua viagem, para onde você está indo e com quantas pessoas você está viajando. Mesmo quando os encontros são bastante flexíveis, eu ainda recomendo que você os insira dessa forma, você não verá nenhuma propriedade que definitivamente não esteja disponível no mês em que você está viajando.

Você não gostaria de ficar empolgado com algo que não está disponível, não é mesmo? 

2. USE TODOS OS FILTROS

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo
Depois de inserir essas informações, você será direcionado para outra página na qual poderá ver os airbnbs disponíveis em um mapa, mas que também oferece outras opções de pesquisa.

Duas coisas para anotar aqui:

    1. Você pode escolher se quer ter um lugar inteiro para si mesmo, se você quer apenas um quarto ou se não se importa em dividir um quarto e também pode definir uma faixa de preço, mas abaixo disso, há um botão que permite filtre ainda mais. Não se destaca, mas é importante!
    2. Os resultados da pesquisa estão espalhados por várias páginas e o mapa à direita mostra apenas os resultados de uma determinada página. Portanto, não se desespere se você não vir nada na área em que estava pensando em ficar, simplesmente vá para a próxima página primeiro.

Agora, os filtros são seus melhores amigos. Eles permitem que você escolha quantos quartos e banheiros você precisa, que tipo de comodidades você precisa (Wi-Fi, pra mim é imprescindível!), Que idioma você gostaria de falar e também – importante – em que bairro você quer ficar.

Para alguns lugares menores, como Bolonha , por exemplo, você vai querer ficar dentro ou perto do centro histórico e é isso, mas com um lugar como Londres , a quantidade de bairros para escolher pode ser esmagadora.

Nesses casos, recomendo que você primeiro pesquise um pouco sobre o que deseja fazer em sua viagem e onde precisa estar perto para poder limitar sua pesquisa no Airbnb a essas áreas. E se você não quiser procurar os nomes de todas as vizinhanças, pode simplesmente deixar a opção “pesquisar como mostrar no mapa” marcada no mapa e aumentar e diminuir o zoom para ver apenas os resultados da pesquisa das áreas em que você está interessado. 

3. VERIFIQUE AS REVISÕES E COMENTÁRIOS

Agora que você tem uma lista de resultados de pesquisa para trabalhar, talvez fique tentado a abrir todos os que tiverem fotos bonitas.

Não.

Pelo menos não antes de verificar se eles têm opiniões. Eu nunca reservei um Airbnb antes que ainda não tivesse sido revisado e provavelmente também não o farei, a menos que eu realmente não tenha outra escolha. Eu sei que os comentários são subjetivos e definitivamente não dizem tudo, mas geralmente, você terá a escolha entre vários lugares com apenas bons comentários e, em seguida, alguns lugares com comentários menores também.

Vá para um lugar com apenas bons comentários.

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo

Então, primeiro, apenas verifique os resultados da pesquisa que têm resenhas (tenho a tendência de não abrir nenhum que tenha menos de 4/5, se possível), depois leia atentamente o que eles têm a dizer. Eles mencionam coisas que são importantes para você?

No meu caso, se todas as resenhas são super positivas, além do fato de que elas mencionam que o Wi-Fi não está funcionando bem, eu não vou reservar lá porque preciso desse Wi-Fi. Mas se a única queixa é que o apartamento está a cinco andares e não há elevador, então eu realmente não me importo porque estou em forma o suficiente para subir esses cinco andares. 

4. REVISE AS INFORMAÇÕES DA LISTAGEM

Eu sei, você quer olhar para os fotos! Apenas espere um pouco mais. A idéia é – mais uma vez – para que você não fique animado com um lugar que parece bom, mas não tem aquecimento e você está planejando ir lá no meio do inverno. 

Então, verifique todas as informações.

  • O texto de acolhimento do anfitrião soa bem?
  • Os horários de check-in e check-out estão de acordo com sua programação?
  • Você tem que pagar um depósito?
  • Existe uma taxa de limpeza?
  • O anfitrião é verificado? Você pode ver isso na parte inferior da página, onde eles têm uma pequena foto.

Uma coisa que sempre faço é verificar se é permitido fumar, eu não fumo, então não vou reservar um apartamento onde fumar é permitido, pois as chances são de que ele cheira mal são altas. “Permitido fumar” é um filtro que você pode verificar, mas não verificar isso não garante que você terá apenas lugares para não fumantes.

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo

Eu também não sou um grande fã de taxas extras e depósitos e prefiro uma política de cancelamento moderada ou flexível, porque você nunca sabe. 

5. FOTOS !!!

Sim, chegou a hora. Agora você pode ver todas as fotos. Tente prestar atenção em coisas que parecem um pouco fora.

  • Se uma lente olho de peixe é usada, o lugar provavelmente não é tão grande quanto parece.
  • Se não houver nenhuma janela em nenhuma das fotos, verifique se o apartamento não está no porão – a menos que você não se importe de ficar no porão, obviamente.

RESERVE O SEU AIRBNB

Legal, você escolheu um lugar para ficar! Antes de clicar nesse botão brilhante de “reservar”, repasse todos os itens com preço. Você verá que o Airbnb sempre adiciona uma taxa de serviço que é de 6 a 12% do valor total do preço definido pelo host (que cobra 3% do Airbnb). Além disso, alguns hosts adicionam taxas e depósitos de limpeza.

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo

Quando você clicar em “reservar”, você será direcionado para uma página na qual poderá inserir uma mensagem para o host, explicando quem você é e por que deseja ficar com ele. Este é o ponto em que se torna importante ter um perfil completo. O anfitrião estará alugando sua propriedade para um estranho e quanto mais informações (positivas) ele tiver sobre você, mais inclinado ele estará em aceitar seu pedido.

Assim que terminar a sua mensagem, o seu pedido é enviado e o anfitrião tem 24 horas para aceitar ou recusar. Se eles recusarem, não fique muito chateado. Se você tiver preenchido seu perfil, é provável que ele não tenha atualizado o calendário de disponibilidade no site e não possa hospedá-lo no momento da sua viagem.

Se o seu anfitrião concordar com o seu pedido, você terá uma reserva da Airbnb. Yeah! Seu cartão de crédito será cobrado com todos os custos – o custo da sua estadia, a taxa de serviço e quaisquer taxas adicionais, como taxa de limpeza ou depósito.

A partir daí, você pode entrar em contato com o seu host através do sistema de mensagens do Airbnb para discutir o check-in e fazer qualquer pergunta adicional que possa ter.

Observação: alguns lugares oferecem uma opção para “Reserva instantânea”, o que significa que você pode – de fato – agendar imediatamente sem ter que esperar o host concordar ou recusar a reserva.

Outra observação: as solicitações de reserva são automaticamente rejeitadas se o host não responder em 24 horas. Isso significa que, se você precisa de um lugar para ficar em menos de 24 horas, é melhor reservar um hotel ou pousada para passar a noite. 

COMO CANCELAR A RESERVA DO AIRBNB

  • 1. Faça o login na sua conta do Airbnb.
  • 2. Clique na guia Viagens na parte superior da página.
  • 3. Em Planos futuros, selecione a reserva que você deseja cancelar. Clique em Alterar ou Cancelar.
  • 4. Selecione o motivo do cancelamento usando o menu suspenso.
  • 5. Clique em Cancelar Reserva. Se você cancelar, seu reembolso será determinado pela política de cancelamento do host. O Airbnb mostrará o detalhamento da devolução antes de você finalizar o cancelamento.
  • 6. Verifique seu e-mail para receber uma mensagem de confirmação do Airbnb. Importante: a reserva não é considerada cancelada até você receber o e-mail de confirmação.

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo

DURANTE E DEPOIS DA SUA ESTADIA

 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o MundoApartamento Airbnb que aluguei em Barcelona

ENQUANTO VOCÊ ESTIVER LÁ

Enquanto estiver hospedado com seu anfitrião – seja sozinho em um apartamento ou junto com ele em uma dormitório privado – lembre-se de que você é um convidado.

Se você não tem certeza se pode usar o café, pergunte. 
Não faça festas à noite. 
Não seja um porco.

Enquanto você pode continuar usando o sistema de mensagens do Airbnb (ele também envia mensagens de texto para o seu / seu host), eu sempre gosto de ter o número do whatsapp do host, apenas se for preciso. Isso também facilita o contato com ele caso algo esteja errado.

O que me leva ao próximo ponto: quando algo está errado, diga a eles. Se o Wi-Fi não está funcionando e eles não sabem sobre isso, eles não podem corrigi-lo também, em Santiago do Chile tive problemas com a chave da porta de entrada do apartamento, passei uma mensagem no whatsapp do proprietário e prontamente ele levou uma chave reserva. Sei que as coisas quebram em seu próprio lugar e, desde que um problema seja resolvido rapidamente, estou feliz e deixarei uma boa crítica. 

A REVISÃO

Após a sua estadia, você poderá deixar o anfitrião e seu lugar um comentário. É muito importante que você faça isso porque avalia positivamente as chances de um anfitrião conseguir novas reservas. Além disso, você também baseou sua própria reserva nos comentários de outras pessoas, então por que não retribuir?

O legal do Airbnb é que você pode deixar comentários públicos e privados. Então, se você realmente gostou da sua estadia, mas talvez tenha um ou dois pontos para melhorar, você pode deixar seu anfitrião saber em particular.

Não deixe comentários negativos sobre coisas que não são culpa do seu anfitrião, no entanto, se o Wi-Fi parou de funcionar no segundo dia, mas você não os alertou, não reclame que eles não consertaram. Da mesma forma, se o lugar é cinco andares e diz na lista que não há elevador, não se queixam de que não há elevador.

Por fim, lembre-se de que os hosts também podem revisá-lo e as resenhas deles aparecerão no seu perfil. 

RECAPITULANDO: COMO USAR O AIRBNB PASSO A PASSO

1. Digite suas datas de viagem, destino e empresa de viagens. 
2. Filtrar no tipo de acomodação, instalações desejadas, amenidades, faixa de preço e bairros. 
3. Abra todos os Airbnbs de aparência interessante com mais de 3 estrelas, preferencialmente mais de 4 nas classificações. 
4. Leia todos os comentários. Verifique as coisas que são importantes para você. 
5. Verifique todos os itens listados para as coisas que são importantes para você, como horários de check-in e se é permitido fumar. 
6. Veja as fotos. 
7. Verifique os custos extras, como taxas de limpeza e cancelamento.
8. Clique em “reservar” para enviar uma solicitação ao host. Certifique-se de personalizar sua mensagem. 
9. Se o host recusar, repita; se eles aceitarem, yeah! 
10. Use o sistema de mensagens da airbnb para discutir o check-in. 

EM RELAÇÃO À SEGURANÇA

Quando você segue todas as etapas de filtragem descritas acima, as chances de acabar em um airbnb horrível são mínimas. Dito isto, a maioria das opções de filtragem se aplicam à acomodação e não ao host.

Se estiver hospedado na casa de um estranho com o qual você está preocupado, verifique cuidadosamente as resenhas para ver se algum hóspede anterior mencionou algo sobre o comportamento dele em relação a ele. Além disso, certifique-se de sempre reservar com um host verificado.

O Airbnb exige que tanto os anfitriões quanto os convidados forneçam prova de identidade, e o atendimento ao cliente do Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para os viajantes. Se você é um anfitrião, o airbnb cobrirá até US $ 1.000.000 em danos, embora haja algumas exceções.

Se você está se sentindo bem com o anfitrião e o local, mas tem dúvidas sobre a vizinhança, sutilmente pergunte ao anfitrião se seria melhor pegar um táxi para casa à noite quando estiver enviando mensagens para eles. Você não quer ofender ninguém perguntando se eles moram em um bairro seguro ou não.

Assim como quando você está registrando um hotel, você nunca pode ter 100% de certeza de que não vai dar nada, mas ok. Você sempre pode ter azar. Até agora, porém, eu não tive nenhuma experiência negativa com o Airbnb ainda e eu já tenho planejadas viagens futuras durante as quais eu vou ficar em Airbnbs. 

CONSIGA UM DESCONTO!

Se você ainda não possui uma conta airbnb, pode se inscrever através do meu link e obter um cupom de desconto de até R$ 179,00 na sua primeira reserva e experiência. Nada mal não é mesmo? Eu também vou ter um desconto na minha próxima reserva quando você usar esse link, então é um ganha-ganha 🙂

Quer saber como se tornar um nômade digital? Trabalhar Online Viajando o Mundo, baixe nosso e-book gratuito com o passo a passoO Roteiro de 7 Passos Para a Liberdade – Um Guia Para Aspirantes a Nômades Digitais

Aproveite e já faça sua cotação de seguro viagem e passagens com desconto abaixo, você vai precisar!

Seguro Viagem: Europa
 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 22/dia*
 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
 Nômades Digitais - Trabalhando Online Viajando o Mundo AC 150 Assistência médica USD 150.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 21/dia*

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

I agree to have my personal information transfered to AWeber ( more information )

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.