O Que São Nômades Digitais, Quais as Vantagens, Cursos e Profissões Para Você Trabalhar Online Viajando o Mundo

Nômades Digitais
Responda rápido: você é feliz olhando pela janela do escritório, ou passando preciosas horas no trânsito todos os dias para chegar ao seu local de trabalho, ou esperando cinco dias da semana pelos dois (ou um) em que terá tempo para fazer o que o diverte, e contando os dias para chegar as férias que foram marcadas meses antes?

Enquanto pensa na resposta, outro questionamento: viajar é uma de suas paixões? Você se encanta com aquela sensação de aventura, quebra de rotina, busca por coisas novas e humildade por estar diante de uma cultura completamente diferente da sua, ou em um lugar que já não conheça como a palma das suas mãos?

Resumindo, trabalhar e viver em qualquer lugar do mundo, como e quando quiser. Se você respondeu “sim” para apenas uma das duas perguntas (e foi a segunda), pode se interessar por um novo modelo de trabalho que está conquistando cada vez mais pessoas. Mas e se houvesse um jeito de estar no trabalho…de férias? Parece bom? É o primeiro passo para tornar-se um nômade digital e trabalhar online enquanto viaja o mundo.

como ser um nomade digital

Não se trata de viver apenas de trabalhos temporários em diferentes cidades, e sim de manter uma carreira através de produção online.

O termo Nômade Digital ainda é bem pouco utilizado aqui no Brasil, mas em outros países já é bem conhecido e não se trata apenas de uma referência e sim de um estilo de vida. A internet, desde a sua aparição já causou diversas transformações na vida das pessoas e esse novo estilo de vida, talvez seja uma das mais importantes. O trabalho sempre foi necessário, mas todos concordam que o mesmo acaba tirando a liberdade das pessoas e é por isso que nesse artigo vamos te mostrar as vantagens e os trabalhos que você poderá adotar para trabalhar online viajando o mundo.

Mas o que são Nômades Digitais?

Nômades Digitais são pessoas que adoram viajar o mundo e trabalhar de qualquer lugar. Tudo que precisam é de um laptop e uma conexão de internet estável. Porém, não se pode confundir com os mochileiros ou pessoas que fazem uma viagem de volta ao mundo ou mesmo em visitar um lugar por um mês e voltar para casa e para o trabalho estático, eles realmente assumem a condição de trabalhadores móveis e decidem com bastante convicção passar suas vidas trabalhando de qualquer lugar do planeta: os nômades viajam devagar, vivem como um local – e, sim, trabalham de verdade.

Os Nômades Digitais podem ser divididos em três grupos: freelancers (trabalham para clientes e ainda trocam o tempo por dinheiro); trabalhadores remotos (funcionários normais, mas com um tipo de trabalho que pode ser feito de qualquer lugar), e empreendedores digitais (criam produtos ou serviços online rentáveis que possibilitam trabalhar de qualquer lugar, que é o meu caso). Eu pensei, qual o princípio pra começar? É ter um negócio online estável e rentável que gere renda recorrente pra ter segurança em viajar o mundo ou para o que quiser.

Ai comecei a pesquisar sobre o assunto em 2014, pesquisei muito mesmo, estava cansado do meu emprego, estava naquela corrida do rato, trabalhava pra comprar coisas, minha vida estava baseada, como a da maioria em comprar uma casa, trocar de carro algumas vezes, esperar o ano inteiro pra chegar as férias pra quem sabe fazer uma viagem, isso se não teria que vender parte das férias para pagar algumas contas.

Sempre quis esse estilo de vida com liberdade, e posso te falar, eu demorei muito, se soubesse teria tomado essa decisão bem antes, essa é a única coisa que me arrependo, mas antes tarde do que nunca não é mesmo (Ah, e se você acha que está velho já pra isso pensando que já passou dos 30, eu tenho 46 anos, portanto não é desculpa).

Então depois de alguns cursos que não valeram o dinheiro gasto e tempo perdido, meses depois achei o curso certo, foi como descobrir a roda, tudo ficou claro, aí após uns 6 meses com tudo bem estruturado comecei a viajar, e desde então já se foram 11 países em quase 3 anos, alguns por mais de uma vez, e pra te inspirar, você que pode estar achando que não pode dar certo pra você, veja a entrevista que dei para o site GoEuro, um dos mais bem conceituados da Europa no nicho de viagens, fui escolhido como viajante do mês, agora em maio de 2018, isso em menos de 3 anos, então, pode acreditar, se deu certo pra mim vai dar pra você também.

Mundo Nômades Digitais na GoEuro

Siga nosso Instagram para ver mais fotos @mundonomadesdigitais

Então, Vá, arrisque-se, o momento é agora, a vida é curta e o mundo é tão grande pra você desperdiçar atrás de uma mesa sem ver nada disso.
Ok, então por onde começar?

Adeus escritório

Começando pelo primeiro ponto: deslocar-se para o trabalho. Para quem vive em capitais ou cidades relativamente grandes, esse pode ser um desafio diário e uma bela fonte de estresse. Além de precisarmos sair cedo, chegamos tarde em casa e não sobra tempo ou energia para investirmos em outros projetos. Verdade ou mentira?

Contrariando a tradicional jornada de trabalho que ficou popular no último século, algumas empresas estão apostando no trabalho remoto. Contam com uma estrutura completamente online para que os funcionários possam optar por cumprir sua função tanto em casa como no escritório, acreditando que esse será o mecanismo corporativo do futuro, para te ajudar listamos aqui 10 ótimos sites para encontrar um trabalho remoto.

Até aqui, nenhuma grande novidade: a tendência de trabalho remoto está a cada vez mais presente na realidade de diversas pessoas. A ideia parece atraente para você? Pois, com esse artigo, quero te fazer pensar além: e se, além da sua própria casa, o seu ambiente de trabalho fosse o mundo inteiro?

curso nomades digitais
Outros limites geográficos
Procurando na memória, você talvez se lembre de ter estudado os povos nômades na escola. Nossos ancestrais permaneciam nos lugares apenas por um tempo, depois se deslocavam para encontrar novos recursos de vida. Retomando o conceito, algumas pessoas estão aproveitando as possibilidades de home office para trabalhar exclusivamente via internet e viajar ao mesmo tempo, ficando um pouco em cada lugar.

Dessa combinação surgiu a expressão “nomadismo digital”. Não se trata de viver apenas de trabalhos temporários em diferentes cidades, e sim de manter uma carreira através de produção online. E, com produção, estamos falando de conteúdo, software, webdesign, aulas, consultorias, e-commerce e muito mais. Especialistas defendem que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com alguma habilidade e aderir a este lifestyle.

E não é porque existe a alternativa de ficar um mês em cada país, contudo, que todo nômade digital o deve fazer: a questão é a possibilidade de mudança, não a obrigatoriedade. Você pode viver o tempo que quiser em uma só cidade, enquanto ela for agradável, e depois partir novamente sem precisar procurar um novo emprego e recomeçar do zero. É possível ainda fugir do radicalismo de vender tudo e viver só com uma mala, mantendo uma base fixa em sua cidade de origem, por exemplo.

trabalhar online viajando o mundo
Caso opte por criar um negócio online ( Baixe agora o Ebook Grátis que eu usei quando comecei e que vai te ensinar o passo a passo para montar seu negócio na internet do zero ), outra vantagem de ser um nômade digital é poder trabalhar em seu próprio ritmo e nos períodos do dia em que achar melhor, fazendo convenientes pausas para explorar a nova região e não ficar preso a uma rotina diária, produzindo conforme se sentir produtivo. Parece um sonho, mas é uma realidade possível de ser construída.

Nômades Digitais assim como qualquer outro profissional pode muito bem estudar, se especializar ou até mudar de ramo, existem várias profissões que você poderá exercer para poder trabalhar viajando (listamos mais abaixo), e ainda existe uma grande vantagem, não precisamos fincar raízes eternamente em lugar algum.
Eu por exemplo prefiro ficar até dois meses em um país ou cidade, porque gosto de ver a rotina e os costumes daquele povo, como se fosse um morador local, acho que é um tempo legal para absorver tudo, curtir, explorar os pontos turísticos e os nem tantos, fazer amizades e partir para o próximo destino.

Veja as vantagens de ser um Nômade Digital

Economia: Muita gente pensa que viajar pelo mundo significa muitos gastos, mas trabalhando como nômade digital você não irá apenas gastar como nas viagens de férias, você também ganhará trabalhando. O melhor de tudo é que é perfeitamente possível escolher locais com baixo custo de vida para viver. isso fará com que você até faça um bom pé de meia. Se você deseja ser um Nômade Digital pode começar a pesquisar sobre o custo de vida dos lugares no site https://www.expatistan.com/cost-of-living e aprender a usar o AirBnb, nesse momento que escrevo esse artigo estou no Chile já há um mês e meio em um apartamento que aluguei pela plataforma, está me servindo de casa e escritório, posso te garantir que sai muito mais barato que hotel.

Eu só uso ele e muitos nômades também usam os apartamentos alugados como escritório, então é importante conferir a qualidade da internet oferecida (para você começar vou te dar um cupom de desconto de R$ 130,00 para usar na sua primeira estadia).

Você vai curtir e economizar muito com essa maravilhosa plataforma de locação de apartamentos para viajantes, sentindo-se como se estivesse em casa, com total liberdade, podendo se hospedar somente em um quarto ou o local todo, por um dia, 3 meses ou mais.

Mas se você ainda preferir hotéis e hostels, as ofertas mais em conta você vai encontrar no Booking, nem adianta gastar tempo comparando, eu já fiz muito isso, (brincadeira rss, pode comparar com qualquer outro e verá a diferença), então pegue o seu cupom de desconto com 10% para usar na sua próxima viagem, além da economia que você já vai ter usando a plataforma.

Aprender novas línguas: Dentre as inúmeras vantagens dos Nômades Digitais, essa é uma das mais interessantes. Você poderá aprender vários idiomas sem precisar gastar fazendo cursos e quanto mais idiomas você falar, mais o mercado de trabalho se abrirá.

Direito a liberdade: Que todos nós precisamos trabalhar para viver é certo, mas abrir mão de sua liberdade não é algo que vale muito à pena. Justamente por ter que trabalhar tanto, as pessoas deveriam ter o direito a descansar, viajar, conhecer outras culturas, mas infelizmente os serviços tradicionais não nos permitem isso.

Sendo um Nômade Digital você terá liberdade para trabalhar quando quiser, descansar quando precisar e poderá viajar sempre que der vontade e etc.

Aumente sua criatividade: Conhecendo tantas pessoas e culturas diferentes não há como não abrir a mente, não é mesmo? Tenha certeza que seu processo criativo ficará à flor da pele e isso para quem quer trabalhar online viajando é imprescindível! Essa, das vantagens de ser um Nômade Digital é a mais interessante para o desenvolvimento dos trabalhos.

Desapego material: Uma coisa que causa muita infelicidade no ser humano é a necessidade de adquirir coisas materiais a todo o momento. As pessoas estão sempre endividadas e acabam adoecendo, principalmente com depressão. Pessoas que trabalham viajando tendem a se desapegar das coisas materiais, pois não podem comprar muita coisa já que não poderão carregar depois, portanto, adote a cultura do minimalismo.

Conhecer culturas à fundo: Quando viajamos de férias só pensamos em conhecer locais turísticos, pois além da grana ser curta o tempo também é escasso. Deixamos de conhecer a história de cada local e por isso, muitas vezes não conseguimos entender a forma como as pessoas do lugar se relacionam. Tendo mais tempo é mais fácil de realmente conhecer a cultura local, e é uma das coisas que mais gosto em viajar o mundo como mencionei no começo do artigo.

Existem algumas ferramentas que ajudam a conhecer outros nômades digitais pelo mundo, além de também encontrarem a melhor cidade e as melhores condições para trabalharem remotamente, a Nomad List é uma ótima solução pra quem quer encontrar o lugar ideal para trabalhar como um nômade, viajando pelo mundo com qualidade de vida e conectado com outros profissionais.

Uma pessoa melhor: Sem sombra de dúvidas, nômades digitais acabam se tornando pessoas melhores, isso ocorre porque ao longo das viagens nós somos obrigados a interagir com muitas e diferentes pessoas e precisamos nos ajudar mutuamente. Perceber que ninguém vive só e sem ajuda dos outros faz de qualquer ser humano uma pessoa melhor, agregando muito valor a suas vidas.

nomades digitais

Cursos e Profissões Que Um Nômade Digital Pode Fazer

como ser um nômade digital
Muitas pessoas com dificuldade em encontrar o primeiro emprego tem encontrado a solução de seu problema optando por ser um nômade digital, mas engana-se quem pensa que só quem não consegue um emprego opta por isso. Tem gente por aí que já entendeu que trabalhar desse modo está muito além de conseguir uma renda extra, pois dá mesmo para conseguir um bom salário trabalhando com freelancer.

Nem todo mundo nasceu para ter um trabalho fixo e levar a vida baseado em uma rotina interminável trabalhando todos os dias da mesma forma e no mesmo local. Para essas pessoas que desejam trabalhar de forma mais maleável, viajando e etc. A saída é se tornar um nômade digital.

Para ser um viajante profissional você precisa ter uma fonte de renda que te permita trabalhar de qualquer lugar do mundo. Vem comigo nesta linda lista de trabalhos para nômades digitais e descubra como ganhar dinheiro trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

O primeiro passo para trabalhar dessa forma é pensar e pesquisar com muito cuidado em todas as profissões que podem ser exercidas de qualquer lugar do planeta. A partir daí analise sobre qual delas se encaixa melhor nas habilidades que você possui. É possível trabalhar para outras pessoas prestando os mais diversos tipos de serviço ou também criar uma loja online.

Muitos nômades escolhem ser freelancers: trabalhadores autônomos que se auto empregam em diferentes empresas ou captam clientes de forma independente. Este estilo de trabalhos para nômades digitais cresce cada dia mais em várias áreas e o site 99freelas é apenas um dos que mostram boas oportunidades neste mercado!
Mas se você não tem ideia de como começar, tente completar a lista abaixo:

  • Quais são as minhas habilidades/no que eu sou bom?
  • O que eu adoro fazer?
  • Tem algum problema que outras pessoas têm e eu posso resolver?

Veja agora uma lista com os melhores trabalhos e cursos que um nômade digital pode fazer para trabalhar online e viajar o mundo ao mesmo tempo!

Trabalhando na criação e no gerenciamento de sites: Nesse campo há muito serviço para os web designers, para analistas de SEO, programadores etc.
Nem é preciso ser formado, basta ter experiência no assunto, ou fazer alguns cursos online, como eu fiz, vou listar em cada profissão citada para quem quer viajar trabalhando, o melhor curso online com o melhor custo x benefício, cursos que eu fiz e testei e aprovo ou que amigos em que confio fizeram:

nomades digitais
Trabalhos que os Nômades Digitais podem fazer

Vendedor de produtos (E-commerce): Outra forma rápida e simples é ter uma loja virtual, (montei duas depois que fiz esse curso) você não precisa gastar quase nada e nem precisa montar um estoque de produtos. Já ouviu falar no Drop Shipping? Então… Drop shopping é uma técnica de vendas já bastante conhecida em que você não precisa estocar nada. Cada dia mais as pessoas estão prontas para fazer compras online, já que os sistemas de pagamento, envio, etc, estão cada dia mais seguros. Escolha um bom nicho, invista em marketing e comece a ganhar dinheiro com a sua loja online. Clique aqui e veja como se tornar um.

Redator e Diagramador de Ebooks: Os ebooks são utilizados por empresas ou por proprietários de sites e blogs como isca. Funciona da seguinte forma: A pessoa oferece um ebook de forma gratuita sobre determinado assunto para aumentar o tráfego de visitantes em sua página e criar engajamento com seus leitores. Se você escreve bem, tem facilidade com pesquisas essa pode ser a profissão ideal para você.

Vídeo maker: A profissão de vídeo maker é uma das mais famosas no momento e rende uma boa grana. Se você possui destreza para produzir vídeos profissionais com certeza vai lucrar muito. Muitas empresas contratam esse tipo de serviço e muitos vídeos makers costumam fazer permuta, trocam seu trabalho por estadia em hotéis, por exemplo. Seus trabalhos nômades são recebidos e enviados via internet.

Produção de conteúdo: Escrever é uma tarefa muito difícil e poucas pessoas conseguem fazer com qualidade. Muitos sites e blogs de conteúdo precisam postar artigos quase que diariamente e você pode trabalhar criando textos sobre vários nichos e vendendo para os proprietários dessas plataformas. Também é possível oferecer serviço de gerenciamento dessas páginas.

Fotógrafo: Encontrar imagens gratuitas na internet nem sempre é fácil, portanto, se você é bom com as lentes, pode trabalhar fazendo e vendendo imagens. Algumas pessoas aprofundam no estudo desta atividade e profissionalizam seus cliques ao redor do mundo. Talvez seja um dos serviços mais feitos por nômades digitais.

Criador de posts para redes sociais: Cuidar de redes sociais a nível profissional dá bastante trabalho e cada vez mais empresas possuem freelancers para criarem posts. O nômade digital nesse caso precisa entender bastante sobre propagação de conteúdo para Instagram, Facebook, etc., além de conhecer a fundo as campanhas de marketing da empresa contratante.

Redator para blogs: Pode parecer fácil, mas pede bastante estudo de marketing e atenção em estratégias de escrita. Ainda assim, por gastar pouco tempo e permitir outros trabalhos em simultâneo, é uma boa opção entre os trabalhos para nômades digitais.

Gerenciador de mídias sociais: Parece o mesmo que a criação de posts, mas na verdade, um gerenciador de mídias sociais cuida também de vários outros aspectos: responder e moderar comentários, monitorar e buscar curtidas e seguidores, divulgação de perfis e novas publicações, etc. É preciso ficar antenado com as tendências em diferentes redes sociais e com seus termos de uso.

Blogueiro: Assim como redator para blogs de terceiros, um blogueiro cria conteúdo escrito para um portal online. A diferença aqui é que o blogueiro é o criador do website (também é o meu caso, exemplo aqui do Blog) e pode ter seus redatores contratados, além dele mesmo escrever. Alguns blogueiros ganham dinheiro com anúncios, outros buscam parcerias com marcas e outros websites maiores.

Tradutor: Você fala alguma língua estrangeira? Uma boa opção de freelance é a tradução à distância! Em alguns casos – como documentos para tirar passaportes ou currículos –, o contratante pede uma tradução juramentada. Nestes casos, o preço cobrado costuma ser bem caro, uma vez que o tradutor possui um registro que o permite tal atividade, reconhecida por governos, universidades e grandes empresas.

Designer gráfico: As tarefas de um designer gráfico podem ser bem amplas. De forma geral, costuma trabalhar com a identidade de marca do contratante. Isso envolve criação de logotipo, customização de materiais da empresa e outras atividades. Alguns designers criam quadros e outras artes para vende-los na internet. De qualquer forma, é preciso dominar os softwares de trabalho e tem bastante habilidade artística.

Ilustrador: Pode parecer com um designer gráfico, é verdade. A diferença aqui é o trabalho do ilustrador não envolve necessariamente o webdesign. Geralmente, um ilustrador desenha muito bem à mão livre. Alguns fazem “freelas” em materiais didáticos para editoras, livros diversos, etc. Assim como um designer gráfico, o ilustrador também pode criar artes e vender via internet.

Criador de websites: Já pensou em ganhar dinheiro criando do zero alguns websites? Em alguns casos, o freelancer nem precisa ter conhecimentos de programação: é só entrar em plataformas de criação (como wordpress.com, klicksite, etc.) e criar bons sites para as empresas que o contratou, com o curso que fiz e te indiquei eu poderia também facilmente trabalhar criando sites, não faço porque não tenho tempo, tenho quase 10 sites hoje que para gerenciar tomam todo o meu tempo.

Programador / Desenvolvedor: Um desenvolvedor pode trabalhar em diversas áreas à distância. Alguns desenvolvem apps, outros criam websites. Alguns melhoram layouts de sites já existentes ou acrescentam funcionalidades e ferramentas para plataformas e sistemas de empresas. O escopo de atuação é grande tanto para back end quanto para front end e exige bons conhecimentos na área.

Profissional liberal: A grande maioria dos profissionais liberais hoje podem trabalhar à distância. Isso mesmo, já se foi o tempo em que estar em um mesmo ambiente com seu cliente era necessário. Hoje, vários profissionais trabalham via Skype, que permite, inclusive, videoconferências coletivas, chats e ligações para telefones. Exemplos de trabalhos via Skype: arquiteto, psicólogo, coach, professor, consultor de negócios, etc.

Criador de Infoproduto Digital: O mercado de infoprodutos digitais cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Um criador deste tipo de produto pode fazer cursos em vídeo-aulas, ebooks, podcasts e vários outros formatos de conteúdo informacional online e pago. Para que dê dinheiro e banque suas aventuras pelo mundo, o nômade digital neste caso deve ter uma pegada empreendedora forte e dedicar horas de trabalho e estudo sobre o mercado.

Instagrammer profissional: Tirar fotos para o Instagram não é apenas um hobby para todo mundo. Algumas pessoas dedicam suas carreiras como fotógrafos de Instagram para dar visibilidade a qualquer empresa ou organização que queira divulgação. Ministérios de Turismo, por exemplo, contratam pessoas como o Paulo del Valle para promover as belezas dos países em que visita. Ações como essa fomentam a economia local e são um excelente negócio! Conheça mais sobre este estilo de vida aqui.

Assistente pessoal: Organizar compromissos, horários, lembretes de aniversário e rotina de treinos. Estes são alguns dos vários trabalhos que um assistente pessoal pode fazer. Em resumo, ele trabalha ajeitando a agenda de seus clientes.

Telemarketing: É isso mesmo, operadores de telemarketing já não precisam trabalhar nos famosos call centers convencionais! O nômade digital pode trabalhar de onde quiser. Esta é a proposta de muitas empresas, como a Home Agent, que atua no Brasil. Inseridos no mundo digital, esta empresa contrata funcionários para atuar na área remotamente – e esse modelo já é adotado também por muitas empresas no exterior.

Investidor: Com bons conhecimentos na área, um navegador antenado pode investir na bolsa de valores e arrecadar dinheiro o suficiente para levar um estilo de vida nômade! Outras pessoas escolhem por investir em startups, como empresas de tecnologia ou aplicativos. É uma atividade arriscada, mas que pode trazer um bom dinheiro!

Youtuber: Assim como o blogueiro cria conteúdo para seu blog, um youtuber cria conteúdo audiovisual para seu canal no Youtube. A fonte de renda neste caso é principalmente a partir de anúncios e parcerias com outros sites, canais e empresas.

Esse artigo mostrou que com a internet não é mais necessário trabalhar em empregos ditos convencionais. É bem possível passar a vida viajando trabalhando como freelancer e não se engane, muitas vezes esses serviços dão muito mais dinheiro do que um emprego fixo. Torne-se um nômade digital e dê adeus à rotina.

ebook nomades digitais


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Espero de verdade ter te ajudado de alguma forma a tomar sua decisão, tenho certeza de que é isso que estava faltando na sua vida, e é por isso que resolvi dar esse empurrão para que você tome uma atitude, certeza que lá na frente você vai me agradecer por essa dica, quero de verdade que outras pessoas alcancem esse estilo de vida de trabalhar viajando sem ter que passar por tudo que passei até chegar aqui.

Não deixe pra depois como eu fiz, poderia estar vivendo tudo isso muito antes, mas pelo menos tomei uma atitude e estou vivendo o melhor momento da minha vida com certeza, então clique no link abaixo e mude sua vida agora!!!
Por fim, Eu tomei coragem, sai do meu emprego, da minha zona de conforto e foi a melhor coisa que fiz na minha vida e você??? 😀


Diversos sites ajudam na hora de trabalhar viajando, confira aqui!
E você, sabe de algum trabalho que pode entrar nesta lista? Deixe nos comentários!
Se curtiu, compartilhe com seus amigos!

Clique Aqui e se inscreva para o “Curso Como Se Tornar Um Nômade Digital

Você vai gostar também:

Como Viajar Barato Pelo Mundo No Melhor Estilo Nômade Digital

4 Vantagens e Desvantagens de se Tornar um Nômade Digital

Porque Chiang Mai na Tailândia é a Cidade Preferida dos Nômades Digitais

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

I agree to have my personal information transfered to AWeber ( more information )

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.